quinta-feira, 3 de abril de 2014

ESTILHAÇA-ME - TAHEREH MAFI

Certa vez comprei um livro direto na livraria - levando em conta que compro muito on-line - e junto com esse livro veio uma página separada com o primeiro capítulo do livro Estilhaça-me da autora Tahereh Mafi.
Li o primeiro capítulo com curiosidade, mas sem grande interesse, porque eu nunca ouvi falar do livro ou apenas da autora, mas enfim, quem ama ler sabe como é. Eu li.
Fiquei confusa sobre do que se tratava a história - claro que em apenas um capítulo fica difícil entender já que nem mesmo sinopse eu havia lido - mas ainda assim fiquei curiosa.
Terminei o capítulo e eu só sabia que: a personagem(Juliette) estava presa em um hospício, não podia ser tocada e recebeu um novo companheiro de sela também estranho(Adam).



Fiquei curiosa, mas não o suficiente para comprar o livro.

Após alguns meses, ganhei de presente um vale livro e fui até a livraria pegar meu amado presente de aniversário, enquanto tentava me decidir sobre qual livro pegar adivinhem quem encontrei... - rsrs - Estilhaça-me.
Não pensei duas vezes.

Depois de terminar de ler o livro Divergente - que vou postar em outra oportunidade - comecei a lê-lo.

Ler Estilhaça-me foi uma experiência magnífica. Fazia algum tempo que eu estava a procura de um livro que realmente me tocasse, me emocionasse ou me deixasse simplesmente ansiosa de verdade, e lendo Estilhaça-me foi exatamente o que encontrei.
A cada palavra a verdadeira essência da leitura me dominava provocando uma viagem mágica.

Juliette é uma pessoa sozinha e muito confusa que passa a maior parte do tempo em conflitos internos, tentando descobrir o que ou quem é de verdade, e foi ai que a narrativa me pegou, porque a história se passa mais "dentro dela" do que sobre o que acontece ao seu redor. A grande maioria - se não for todos - dos livros que li tem bastante detalhes do ambiente, dos acontecimentos ao redor - cá entre nós isso não é algo que eu gostei muito - mas Estilhaça-me é diferente e deixou a leitura simplesmente perfeita. Tudo tão intenso.

A única coisa que me incomodou um pouco porque soou clichê foi o fato dela ter dois rapazes que matam e morrem por ela. Adam que quer apenas mantê-la a salvo de todos os que tentam lhe fazer mal e que é tem a admira desde a infância, e Warner que é obcecado por ela desde que ouviu falar de seu dom - toque letal - e que tenta convencê-la a ajudá-lo a tomar o controle de tudo. Cada um com o que entende por certo e sincero.

Outra coisa que deveria ficar claro desde o começo da leitura é que o mundo entrou em colapso e um grupo prometeu restabelecer a terra, mas para eles restabelecer significa começar do zero, ou seja, destrua tudo e todos e formaremos um novo mundo.

Warner é o comandante de um esquadrão e Adam é um soldado não tão fiel ao seu comandante quando se trata de Juliette e do destino da humanidade.


Bom, ficamos por aqui. Espero que tenham gostado e com certeza recomendo para qualquer leitor que queira sentir as fortes emoções de Juliette.

Grande abraço, até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário