sexta-feira, 2 de março de 2012

Coberta por palavras!


Olá pessoal!

Hoje gostaria de falar um pouquinho sobre a melhor coisa do mundo: ler.

Sabem o que me deixa intrigada? As pessoas não sabem exatamente ler. Elas apenas lêem as palavras de forma mecânica, e com isso a única coisa que conseguem é criar raiva da leitura.
Depois ficam falando coisas absurdar como "ler é muito chato, blablabla".

Ler um livro não é ver as palavras e entendê-las, é preciso sentí-las. Com um livro nas mãos você pode ir aonde quiser, não importa a distância e muito menos dinheiro. Você conhece vários lugares sem nem mesmo sair de casa... é sensacional!

Odiei os livros até os meus quatorze anos, até que, uma professora de português pediu para que a sala lesse dois livros - como a pressão psicológica não pode faltar, ela disse que teríamos uma avaliação sobre os livros. Como uma boa aluna, fui até a biblioteca da escola e peguei o primeiro livro, vi que era razoavelmente grande, mas mesmo assim enfiei a cara.
Resultado: devorei o livro.
Logo corri na biblioteca e peguei o seguinte e, novamente devorei. Olhei na última página e vi que haviam mais livros da coleção, então mais que depressa peguei os próximos.
De todos os livros que me obrigaram ler, aqueles foram os primeiros livros que realmente lí.
E para surpresa maior, não tive prova nenhuma. -srsr...

Hoje sou imensamente grata a essa professora, mesmo não tendo mais contato algum com ela, não consigo esquecer seu olhar quando disse  que havia adorado os livros que ela indicou, e que também havia lido outros da coleção. Foi gratificante ver em seu olhar satisfação.
Os livros eram da coleção de OS Karas de Pedro Bandeira - excelentes livros de aventura e mistério.

A leitura torna-se prazerosa a partir do momento em que você aprende a sentir a história, você se torna capaz de ver os personagen, de sentir cada emoção descrita... Não existem palavras para descrever isso, é simplesmente fantástico.

Os professores na faculdade falam incansavelmente para que os alunos criem o hábito da leitura, e os alunos reclamam incansavelmente de como isso é chato. O que eles não entendem, é que os professores não pedem nada mais do que: divirtá-se.
É simples assim! Será que é tão difícil entender?

Ler não é sentar, e sim  VIAJAR!

Abraços, até mais.

2 comentários:

  1. Rê...esse foi o post mais rico que eu já li!!!
    Você arrasa amiga e entende o verdadeiro sentido dos livros.
    Ai como eu queria que todo mundo fosse assim ^^

    Te adoro!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinha Pri...
      Um dia eles aprendem - assim esperamos, não é?

      Também adoro você!Você é uma ótima amiga!

      Beijinhos.

      Excluir